Você está aqui:Home » Carimbologia » Os carimbos datadores “Rio 2016″

Os carimbos datadores “Rio 2016″

rio2016_vilaolimpica

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram temas de diversas emissões filatélicas no mundo. O Brasil, como país sede, emitiu mais de uma centena, entre selos, blocos, minifolhas, carimbos, envelopes, postais e aerograma.

Algumas dessas emissões, como a quarta folha da série “Modalidades Olímpicas”, já não são mais encontradas nas agências dos Correios, tendo sido rapidamente absorvidas pelo mercado – principalmente internacional, em especial os chineses.

rio2016_agenciampc

Porém, os itens filatélicos menos conhecidos – e por isso mesmo provavelmente os mais raros – são os CARIMBOS DATADORES das três agências temporárias abertas exclusivamente para atender a demanda durante os Jogos Olímpicos e um quarto, da AC Vendas à Distância, no mesmo modelo dos anteriores.

Essas três agências foram instaladas na Vila Olímpica, no Centro de Imprensa (MPC, sigla em inglês para Media Press Center) e no Hotel Windsor Marapendi, que serviu como centro para o Comitê Olímpico Internacional (COI) no Rio de Janeiro. Em todos esses lugares o acesso é restrito a atletas e dirigentes, daí a raridade da peça!

Os quatro carimbos datadores possuem formato alusivo aos Jogos Rio 2016, ao invés do tradicional modelo circular, e foram produzidos em borracha.

rio2016_vendasdistancia

Embora as agências tenham sido instaladas antes mesmo da abertura oficial dos Jogos Olímpicos (leia mais em https://www.correios.com.br/para-voce/noticias/correios-abre-agencias-temporarias-durante-os-jogos-rio-2016), os carimbos exclusivos só foram colocados em uso após dois ou três dias. Até então, as agências usaram provisoriamente carimbos da AC LAPA.

Sobre o autor

Número de entradas : 142

Deixe um comentário

 

© 2012 Portal Filatelia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: UTI das Ideias

Voltar para o topo