Você está aqui:Home » Novidades » Francana ganha selo, carimbo e exposição filatélica em seu centenário

Francana ganha selo, carimbo e exposição filatélica em seu centenário

Os 100 anos da Associação Atlética Francana, uma das mais tradicionais equipes do interior do Estado de São Paulo, foram comemorados com diversas “festividades filatélicas” em Franca. No dia 20/10, em solenidade na Associação Comercial e Industrial de Franca (ACIF), o clube apresentou selo personalizado em homenagem ao centenário e ganhou carimbo comemorativo. Além disso, aconteceu o I Encontro Filatélico da Alta Mogiana e foi aberta a Expofranca 2012, exposição que vai acontecer até 22/10, com a participação de colecionadores de várias cidades .
Geraldo de Andrade Ribeiro Jr., francano, presidente da Fefiesp (Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo) e vice-presidente da Associação Filatélica de Franca, relembra que o clube já teve um carimbo em 1962, quando do seu cinquentenário. “A Mostra Filatélica de 1977 também está ligada ao clube, uma vez que foi aberta exatamente no dia que a Francana subiu para a Divisão Especial”, conta.

Sobre a Francana
Fundada por David Carneiro Ewbank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva, no dia 12 de outubro de 1912, a Associação Atlética Francana disputa atualmente o Campeonato Paulista da Série A3. Ao logo desses quase 100 anos, grandes jogadores vestiram a camisa do clube e muitas vitórias foram conquistas, tanto no futebol quanto no basquete.
Dentro dos gramados, sua primeira conquista aconteceu em 1923, quando foi campeã da Alta Mogiana pela APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), derrotando na final do Botafogo de Ribeirão Preto. O principal título, porém, veio em 1977: o acesso para o Campeonato Paulista da Primeira Divisão, após vencer o Araçatuba.
A Francana disputou o torneio estadual de 1978 a 1982, período em que conseguiu algumas façanhas, como vencer o São Paulo (1978) e o Corinthians (1979) em pleno Estádio do Pacaembu, e derrotar o Santos, na Vila Belmiro, em sua despedida da Primeira Divisão.
Em 1979, chegou a disputar a principal divisão do Campeonato Brasileiro, sendo eliminada na primeira fase. Quase 20 anos depois, em 1997, chegou às semifinais do Brasileiro da Série C, perdendo o acesso na última rodada para o campeão Sampaio Corrêa.
No basquete, paixão do povo francano, o time foi vice-campeão mundial em 1980, até hoje o maior resultado já alcançado por uma equipe do interior de São Paulo.

Sobre o autor

Número de entradas : 142

Deixe um comentário

 

© 2012 Portal Filatelia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: UTI das Ideias

Voltar para o topo