Você está aqui:Home » Filatelia » Literatura » Censura Postal no Brasil

Censura Postal no Brasil

Instituída oficialmente pelo Correio em 1917, com entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, a Censura Postal oferece aos filatelistas amplas possibilidades de estudo e coleções. São milhares de particularidades que permitem não apenas o entendimento da história postal, como também da própria história brasileira do período.
Sobre o assunto existem dois belíssimos artigos do filatelistaRubem PortoJr, que podem ser acessados nos sites do Clube Filatélico do Brasil – para visualiza-los clique aqui e aqui.
E para aqueles que desejam se aprofundar no assunto, uma obra fundamental é o Catálogo de Censuras no Brasil (foto), de Jürgen Meiffert. Impresso na Alemanha, em dezembro do ano passado, o livro é bilíngüe, com introdução em português e possui 240 páginas, com encadernação em capa dura. São catalogados quase 270 tipos de censura diferentes, do período compreendido entre 1917 e 1972, cotadas por grau de raridade.
O catálogo custa R$ 170 (como se trata de produto importado, sujeito às variações de câmbio, este valor pode sofrer alterações), mais despesas de envio, e pode ser adquirido na Neumann Filatelia, pelo email neumannstamps@uol.com.br ou telefones 11-4023.3225 / 11-4022.0428.

 

Sobre o autor

Número de entradas : 142

Deixe um comentário

 

© 2012 Portal Filatelia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: UTI das Ideias

Voltar para o topo