Você está aqui:Home » Filatelia » Tradicional » Cartas Bilhetes

Cartas Bilhetes

Precursoras dos atuais AEROGRAMAS, as cartas bilhete (ou letter sheet, em inglês) foram criadas na Bélgica e o Brasil, outra vez, foi o segundo país no mundo a adotá-las.

Criadas pelo AVISO nº 28, de 13 de fevereiro de 1883, pelo Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, cujo título é: Adopta provisóriamente neste Império a “carte-lettre” estabelecida pelo Governo da Bélgica.

CB001

CARTA-BILHETE CB-01

Os bilhetes postais foram criados em 1880 e ao que tudo indica a população não aceitou bem a falta de sigilo postal, mesmo reduzindo o valor da tarifa. O sigilo de uma correspondência era mais importante do que o valor pago pelo serviço. Existem provas escritas a respeito deste fato e suponho que por essa razão o Brasil passou a emitir a carta-bilhete.

CB002

CARTA-BILHETE PRECURSORA SEM SELO

No início de 1883 surgiram as raras Cartas-Bilhete precursoras, sobre as quais os selos eram afixados. São peças extremamente raras, principalmente as circuladas.

Algumas das maiores raridades da filatelia brasileira são justamente as Cartas-Bilhete precursoras, pneumáticas e de uso privativo do Diretor Geral dos Correios.

Eu, particularmente, vi pouquíssimas peças precursoras circuladas e ainda menos as de Uso Privativo do Diretor Geral dos Correios. Desconheço estas últimas circuladas assim como as duas últimas Pneumáticas (com sobrecarga 600 e 1.000 réis).

São verdadeiras joias da filatelia brasileira.

CB003

CB-100 – A ÚLTIMA CARTA-BILHETE EMITIDA NO BRASIL EM 1939.

Uma coleção fechada com 100 peças que não sofre a influência de novos lançamentos.

Por décadas foram esquecidas e atualmente os bons filatelistas não deixam de colecionar os Inteiros Postais, entre as quais as cartas bilhete são preferidas.

Comece você também a sua coleção.

 

Por Peter Mayer (peter@oselo.com.br), editor do Catálogo RHM de Selos do Brasil e membro de diversas associações filatélicas dos Estados Unidos e da Europa. É também o sucessor da RHM Filatelistas, empresa fundada em 1948 por Rolf Harald Meyer (RHM), dedicada à filatelia, produzindo o Catálogo de Selos do Brasil e comercializando selos e peças filatélicas. Em seu site (www.oselo.com.br) vende produtos e peças da filatelia, com especial dedicação aos selos do Brasil.

Sobre o autor

Número de entradas : 142

Deixe um comentário

 

© 2012 Portal Filatelia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: UTI das Ideias

Voltar para o topo