Você está aqui:Home » Filatelia » Os blocos “Brasiliana 1983″

Os blocos “Brasiliana 1983″

No ano de 1983 ingressei no mercado filatélico. Debutei na famosa exposição Brasiliana 83, na qual foram emitidos os cinco blocos conhecidos como “Brasiliana 83″.
A exposição aconteceu no centro do Rio de Janeiro, na sede dos Correios, na Av. Getúlio Vargas. O local havia sido mal escolhido e o número de visitantes foi reduzido.
Os blocos seriam vendidos apenas durante a exposição e aos assinantes dos Correios que enviassem um pedido com o pagamento antecipado.
O valor facial dos cinco blocos correspondia na época a US$ 10.

BlocosBrasiliana(1)

Este conjunto de blocos foi concebido no exterior e por essa razão temos no bloco do futebol as seleções do Brasil e Paraguai enfrentando-se num jogo fantasma durante a Copa do Mundo, Jules Rimet. Este jogo jamais aconteceu, porém o responsável pela criação era Cônsul do Paraguai no Uruguai…

BlocosBrasiliana(2)

Na época o Presidente dos Correios era o Cel. Advaldo Botto de Barros, administrador brilhante que revolucionou os nossos serviços postais. Foi eleito para a Presidência da União Postal Universal (UPU) e fez lá outra brilhante administração.
Há anos atrás recebi a visita do filatelista Advaldo Botto de Barros que nos perguntou: vocês compram os blocos Brasiliana 83?
Temeroso respondi: sim, quantos o amigo tem?
Fiquei surpreso com a resposta: eu tenho um jogo, mas não desejo vender.
Imagine só o criador dos Blocos Brasiliana, ex-presidente dos Correios e da UPU guardou apenas um jogo dos Blocos Brasiliana. Este sim é um filatelista!
Pena que os Ministros e Presidentes dos Correios quando questionados sobre a filatelia perguntam: O que é Filatelia

 

FATO CURIOSO
Tive a oportunidade de visitar a Tesouraria dos Correios antes da abertura da exposição.
Permitiram que eu verificasse toda a emissão Brasiliana na procura de alguma variedade. Ficamos horas olhando tudo e nada encontramos.
Dias depois recebi um telefonema de um filatelista de Niterói que dizia ter encontrado um bloco, o do Salto Triplo, sem denteação. Disse-lhe: isso não é possível. Verifiquei tudo antes de ser vendido e nada achei.
Pois bem, o bloco foi adquirido por um conhecido e ele existe. Vi com os meus olhos e de fato existe apenas UM EXEMPLAR do Salto Triplo sem denteação.
No final da Exposição Brasiliana 83 os blocos não vendidos foram guilhotinados com o público presente.
Estimamos que existam cerca de 7.000 jogos, mas no final não sabemos ao certo quantos foram vendidos. Desta forma foi criada uma raridade (uma das poucas depois de 1980) que geralmente falta na maioria das coleções.
O catálogo SCOTT não os menciona e isso é uma falha.
Nós utilizamos os selos dos blocos em correspondência enviada para a Europa no porte correto, com registro e AR, naturalmente. RHM (Rolf Harald Meyer) pessoalmente montou 10 conjuntos de envelopes de primeiro dia e que hoje são uma raridade maior ainda.

BlocosBrasiliana(3)

Cometeu um erro estratégico, no meu modo de pensar. Deveria montado um milheiro de forma a tornar este objeto mais acessível e teria conseguido um resultado melhor.
A Brasiliana 83 terminou com a vitória de Reinhold Koester, conhecido carimbologista e filatelista do Rio de Janeiro (já falecido), que apresentou uma LINDÍSSIMA COLEÇÃO de pré-filatélicos e olhos de boi com os mesmos carimbos. Um show de coleção vendida anos depois em um leilão na Suíça.
Para finalizar posso dizer que eu também fiz uma grande bobagem. Adquiri cerca de 70 jogos Brasiliana na Exposição, pois não achava que estes selos teriam a procura necessária para ter um estoque maior. Encontrei ainda cerca de 100 jogos na AMERIPEX 86 de Chicago já por um valor bem maior.
Todos os jogos foram vendidos rapidamente e Brasiliana 83 tornou-se um mito na filatelia moderna!

 

Por Peter Mayer (peter@oselo.com.br), editor do Catálogo RHM de Selos do Brasil e membro de diversas associações filatélicas dos Estados Unidos e da Europa. É também o sucessor da RHM Filatelistas, empresa fundada em 1948 por Rolf Harald Meyer (RHM), dedicada à filatelia, produzindo o Catálogo de Selos do Brasil e comercializando selos e peças filatélicas. Em seu site (www.oselo.com.br)  vende produtos e peças da filatelia, com especial dedicação aos selos do Brasil.

Sobre o autor

Número de entradas : 142

Deixe um comentário

 

© 2012 Portal Filatelia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: UTI das Ideias

Voltar para o topo