Você está aqui:Home » Filatelia » Literatura » 15 de janeiro – Dia da Imprensa Filatélica

15 de janeiro – Dia da Imprensa Filatélica

Revista COFI – Correio Filatélico, edição 225, abril a junho 2012

A imprensa filatélica no Brasil nasceu modestamente, em São Paulo, em 1882. Criou-a o jovem colecionador Luís Levy, comerciante, compositor e exímio pianista, estabelecido à rua da Imperatriz nº 4.
Luís Levy falava e escrevia corretamente em cinco idiomas, o que lhe facilitava a comunicação com filatelistas do mundo inteiro e a troca de peças com outras pessoas que tinham o mesmo hobby.
A princípio foi apenas um amador, mas logo percebeu que poderia vender selos e com os ganhos ampliar sua coleção. Assim, como se tornasse um comerciante, teve a ideia de propagar o gosto pela filatelia através de uma publicação especializada. Em 15 de janeiro de 1882, circulava na cidade de São Paulo um modesto jornalzinho intitulado Brazil Philatelico (acesse aqui e baixe as três edições da publicação).
A reduzida quantidade de colecionadores na então pequena cidade paulistana fez com que a publicação não tivesse vida longa. Apenas alguns números saíram à luz e o jornalzinho deixou de circular. Mas o caminho da imprensa filatélica estava aberto e outras publicações especializadas viriam a aparecer em diversas cidades brasileiras com o progressivo aumento do colecionismo postal.
Hoje, centenas de profissionais trabalham em vários órgãos existentes, reunidos na Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos – Abrajof.
E, em homenagem à iniciativa pioneira de Luís Levy, no dia 15 de janeiro se comemora o “Dia da Imprensa Filatélica”.
Hoje, a principal publicação brasileira sobre filatelia, por ser oficial, é a Revista COFI (Correio Filatélico) editada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contendo todos os lançamentos nacionais com as características de cada peça filatélica, além de um vasto e bem elaborado noticiário sobre o que emitem outras nações em matéria de selos postais, principalmente aquelas que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Por Carlos Roberto Favarão (Abrajof 305)
carlosfavarao@ig.com.br

Sobre o autor

Número de entradas : 142

Deixe um comentário

 

© 2012 Portal Filatelia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: UTI das Ideias

Voltar para o topo